domingo, 16 de maio de 2010

Comitiva do Município de Portimão visitou Béjaia (Argélia)

O Director da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, a coordenadora do programa das comemorações do 150º aniversário de MTG, o Director do Departamento de Cultura e Educação da Câmara Municipal e o Director do Teatro Municipal visitaram oficialmente Béjaia nos dias 9 a 13 de Maio.
A visita, cuja finalidade foi conhecer a realidade cultural e educativa do município argelino, enquadra-se do processo de geminação entre cidades e entre escolas homónimas.
Entre os pontos altos da visita destaca-se a recepção  oficial e festiva realizada na Câmara Municipal e na Escola CEM7. Além da visita ao Hotel de l’Étoile onde MTG viveu os últimos dez anos da sua vida (1931-1941), percorreram-se os espaços da antiga cidade, o porto e o parque Gouraya.
Além da hospitalidade das entidades oficiais, que trataram a comitiva portuguesa com honras de Estado, a cordialidade e a gentileza dos bougiotas foi emocionante. Razão tinha Manuel Teixeira Gomes na escolha desta cidade, integrada numa paisagem belissima, para passar tranquilamente o tempo de exilio.
No próximo dia 27 de Maio está programada a visita à ESMTG da Directora da escola argelina para assinatura de uma acordo preliminar de cooperação com vista à geminação.

Esta é uma notícia enviada pela professora Graça Ventura.

Sem comentários:

Enviar um comentário