quinta-feira, 15 de março de 2012

Alunos de Português Para Todos – Nível B1/B2 - têm aula viva no Museu de Portimão

Sala de descabeço - Créditos fotográficos: Arquivo da CMP - Filipe da Palma
Foto
Depois do contacto com o fado no ambiente de uma casa de fados, os formandos do curso PPT – Nível B1/B2, tiveram oportunidade de conhecer um pouco da História local através de uma visita guiada ao Museu Municipal de Portimão realizada no passado sábado, dia 10 de março.

A visita começou pelo conjunto pré-histórico de Alcalar, passando  pela presença romana e árabe através da observação de objetos encontrados na Villa Romana da Abicada, no rio Arade e no Morgado de Arges. Passámos à construção naval e, desta, à pesca, atividade de suporte da indústria de conservas, que durante décadas constituiu um dos pilares económicos da cidade.

O núcleo dedicado a Teixeira Gomes despertou especial interesse nos formandos, por se tratar do patrono da escola na qual aprofundam o conhecimento da língua e cultura portuguesas e por se tratar do 7.º presidente da República Portuguesa.

Um dos momentos altos desta aula viva foi a visita ao local (magnificamente preservado e recriado) onde o peixe entrava na fábrica através do vaivém, vindo diretamente do barco para a zona de descabeçamento. Seguimos depois todas as fases de tratamento da sardinha (o peixe maioritariamente enlatado), desde a cozedura à cravação das latas, também elas produzidas na fábrica Feu. A visita terminou com a audição de alguns anúncios radiofónicos para promoção das conservas La Rosa, a marca ouro da fábrica Feu Hermanos. Num dos anúncios reconhecemos a voz da imortal Hermínia Silva.

Esta iniciativa proporcionou aos formandos mais uma oportunidade para aprofundar o conhecimento da cultura da cidade e da zona onde vivem e trabalham.

Esta é uma notícia enviada pelo professor Helder Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário