quarta-feira, 20 de maio de 2009

A ESMTG elege novo Director

O Conselho Geral Transitório da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes reuniu ontem, dia 19 de Maio, para, entre os dois candidatos mais votados no primeiro escrutínio, eleger o Director desta escola. Após a contagem dos votos expressos, foi eleito o candidato Telmo Soares, professor do grupo de Física e Química.

De acordo com o Decreto-Lei n.º 75/2008, ao Director é confiada a gestão administrativa, financeira e pedagógica. Preside, pois, ao conselho pedagógico e designa os coordenadores dos departamentos curriculares, principais estruturas de coordenação e supervisão pedagógica.

O Director tomará posse perante o Conselho Geral nos 30 dias subsequentes à homologação dos resultados eleitorais pelo Director Regional de Educação.

5 comentários:

  1. Na qualidade de presidente do conselho geral transitório, deixo aqui publicamente as minhas felicitações pela sua eleição ao novo director da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes. E aproveito para também louvar os outros candidatos pelo empenhamento e qualidade das suas candidaturas. Agora é tempo de retomarmos aquilo em que a nossa escola é especial. Promovemos o confronto de ideias mas respeitamos a diversidade de opiniões. E, mais importante que tudo o mais, sabemos unir-nos em torno do mais nobre dos objectivos comuns: promover a escola e os nossos alunos cada vez mais e melhor. A organização e participação na Feira Educativa é a mais recente prova disso mesmo. Felicidades, Telmo!

    ResponderEliminar
  2. Gostaria de endereçar ao Telmo as minhas felicitações pela eleição para o cargo Director da ESMTG.
    Uma palavra de apreço para a Elsa que nunca se esqueceu do principal, isto é, de que é professora como todos nós.
    Finalmente, o meu desagrado para com a este modelo de gestão que retira, aos professores, a sua participação democrática na eleição dos seus representantes.

    ResponderEliminar
  3. Ao nosso colega Helder o meu agradecimento por se referir à minha forma de estar na gestão ao longo dos últimos 4 anos.
    Quanto ao modelo de gestão... defendo que a democracia não se implementa por decreto.
    Somos nós que temos o dever de criar mecanismos que a concretizem.
    É tão fácil cumprir a lei e em simultâneo construir a democracia, basta que entendamos que o nosso voto deve representar a opinião dos que nos elegeram e não a nossa vontade pessoal.
    Assiste-se entretanto ao uso de um poder que pode trazer para as escolas as piores formas de exercer o poder.
    Procuro de forma digna assistir a um processo que naturalmente repudio porque sempre pautei a minha actuação por padrões de democracia que não se esgotam em meros registos legais, antes pelo contrário, questionam a utilidade dos mesmos e colocam o pensamento e a atitude dos democratas ao serviço de uma procura constante de variáveis que não estando previstas na lei, não a contrariam e muitas vezes enriquecem o seu objectivo inicial.

    ResponderEliminar
  4. Gostaria de deixar três pequenas notas:

    Dar os parabéns ao Telmo e desejar-lhe sucesso na sua nova tarefa, pois isso será bom para todos.

    Agradecer à Elsa (e sua equipa) o empenho e a disponibilidade dos últimos anos.

    Por fim, mas igualmente importante, quero prestar homenagem aos outros candidatos que, apesar de vencidos, merecem o nosso reconhecimento e admiração.

    ResponderEliminar
  5. Em 1º lugar queria dar as minhas felicitações ao professor Telmo e desejar-lhe todo o sucesso do mundo a frente de uma escola que a meu entender é das melhores do Algarve.

    Em 2º Lugar queria pedir-lhe que nos próximos 4 anos trabalhe com e colabore sempre de forma correcta e intensiva com a Associação de Estudantes da Nossa escola, que tem vindo a demonstrar ao longo deste anos que merece um devido acompanhamento e um lugar mais activo na escola...

    Por último queria também deixar aqui um agradecimento e um abraço aos outros candidatos deste processo eleitoral a director da escola ESMTG!

    ResponderEliminar