quinta-feira, 7 de maio de 2009

Casa da Ciência e da Tecnologia na Finlândia

No âmbito do projecto «ENO ENVORIENTAL PROJECT» deslocaram-se à Finlândia as professoras responsáveis pela Casa da Ciência e Tecnologia, bem como a responsável da sala «A brincar a brincar» e duas alunas do curso CEF de acompanhamento de crianças, que se encontram a acompanhar este projecto há já dois anos.
Esta participação foi integrada num encontro de ENO escolas que se realiza anualmente e tem como grande objectivo partilhar experiências dos parceiros online, que se apresentaram em Joeensuu a fim de participar na SCIFEST da cidade.
A experiência foi gratificante e enriquecedora para todos os participantes; as alunas que tiveram o privilégio de se deslocar a este pais tão diferente do nosso, terão em breve oportunidade de partilhar com as colegas de turma as suas «aventuras», de onde se destaca o encontro com o último homem a pisar a lua, integrado na missão «Apolo17» (como a fotografia testemunha) bem como os conhecimentos adquiridos ao longo da semana de «formação integral» de que foram alvo.

Esta é uma notícia enviada pelas professoras responsáveis pelo projecto Casa da Ciência e da Tecnologia, a quem se agradece.

2 comentários:

  1. A Finlândia também já conhece a nossa escola! Os nossos alunos acompanhados das respectivas professoras, trouxeram riquezas e levaram valores, numa troca internacional de saberes que só nos pode orgulhar.

    ResponderEliminar
  2. Eu fui uma das alunas que foi a Finlândia representar, nao so a escola como o pais.
    Posso dizer que sem dúvida foi das melhores experiências que já tive.
    Aprendi tanto ou mais nesta semana do que numa semana de aulas, foi sem dúvida alguma bastante gratificante para todas nós, conhecemos pessoas totalmente diferentes, nao so em corpo, cara e roupa, mas também em pensamento, comemos "comidas estranhas" como por exemplo pizza com leite com chocolate, criamos laços entre professoras e alunas de amizade, evoluimos o nosso ingles, o nosso soumi. ensinamos Fados e levamos a nossa "familia" da filandia com os nosso queijinhos de figo e os nossos bolinhos de figo.
    Ja passaram dois anos, e no outro dia estava a conversar com a tânia (pessoa com a qual eu nao falava antes do dia 13 de abril de 2009, dia em que saimos de portimao)e estavamos a relembrar como foi bom tudo aquilo que vimos naquele novo mundo que nos conhecemos, (sim porque é mesmo um mundo diferente do nosso)e como tinhamos saudades de toda aquelas pessoas que tanto nos ajudaram.
    Hoje, eu já nao estudo na ESTMG, estou numa faculdade em coimbra, e só eu sei o quanto esta experiencia foi importante para o meu futuro académico e nao só. Tenho muito a agradecer a todo o nosso staff da casa da ciencia e ao projecto brincar a brinca, á prof Raquel, à prof. Amelia, à prof fernada. Que me proporcioraram grandes momentos,para alem da Filândia. Lembro-me de quando fomos a FIL com o nosso projecto a Senhora ministra da educaçao apareceu na nossa "barraquinha" e começou a falar comigo, e estava muito contente e a elugiar bastante o nosso trabalho ate que me pergunta "Então e a menina e de que Area?" eu na minha maior franqueza respondi-lhe"nao estou em nenhuma area, estou num curso, sou de um cef de educaçao" ela nao me pareceu ficar muito feliz com a Resposta, e eu so lhe dei a minha opiniao "Um cef, nao é para pessoas menos intiligentes, nem para os vandalos, quem anda num cef pode entrar na faculdade e pode trabalhar ao mesmo tempo, porque ja tem experiencia e um curso,quem tem um cef pode trabalhar para juntar dinheiro e so depois ir para a faculdade, um cef e para todos aqueles que tem definido o que querem para o seu futuro."

    Eu fui de um Cef, ja estagiei, tive boas notas por merito, nao por cunhas ou "porque é facil como dizem" de facil nao tem nada, acreditem, e hoje estou na faculdade. Estive com a senhora ministra da educaçao e com o Geologo Harrison Schmitt.
    Aprendi a ser forte e a nao me ir abaixo so porque os outros dizem que nao presta, e nao serve para nada.

    Com o projecto brincar a brincar, fiz muitas crianças e adultos sorrirem (acreditem que não há nada que saiba melhor), diverti-me e diverti muitas gente, ri como nunca, conheci pessoas para a vida, chorei de saudade e de alegria... Eu nao sei o que hei-de dizer mais ... só quem esteve presente e vivenciou e fez com todos o amor e carinho todas aquelas experiencias com mais pequeninos e com os mais graudos e que sabe ... como é este sentimento que nao sei explicar ... neste momentos tenho apenas uma palavra para o definir ... saudades de todos aqueles momentos, cheiros e texturas saudades daqueles risos e sorrisos.

    Soraia Correia- ex aluno do cef 1 tecnico auxiliar de acçao educativa

    ResponderEliminar