sexta-feira, 11 de março de 2011

Visita de estudo a Lisboa - 11.º E e F



No passado dia 4 de março, os alunos do 11.º ano, turmas E e F, do curso científico-humanístico de línguas e humanidades, foram a Lisboa, onde realizaram o percurso queirosiano e uma visita ao Palácio Nacional da Ajuda, acompanhados pelas professoras de português, Fátima Oliveira e Fernanda Coroa, e de história, Natércia Miranda.

Com o percurso queirosiano, os alunos ficaram a conhecer os locais de Lisboa onde o escritor passou grande parte dos seus dias, aquando da sua curta permanência, na capital. Esses locais foram imortalizados nas suas obras e nas vivências das suas personagens.

O Palácio Nacional da Ajuda, edifício neoclássico da 1.ª metade do século XIX, foi residência oficial da família real portuguesa, desde o reinado de D. Luís I (1861-1889), até ao final da monarquia, em 1910.

Através de uma visita guiada ao piso térreo e ao andar nobre, alunos e professoras tiveram a oportunidade de desfrutar do requintado ambiente de uma residência real oitocentista, onde brilham notáveis coleções de artes decorativas dos séculos XVIII e XIX. Atualmente, a Presidência da República realiza aqui importantes cerimónias de Estado.

Tratou-se, sem dúvida, de uma experiência muito enriquecedora e inovadora para os participantes. O interesse e o entusiasmo demonstrados pelos alunos excederam todas as expetativas.

Notícia enviada pela professora Natércia Miranda

1 comentário: