domingo, 15 de fevereiro de 2009

Talentos na Teixeira Gomes


Já viram bem a fotografia? É daquelas imagens que nos ensinam a olhar. Sem elas, certas coisas que estão mesmo diante dos nossos olhos permaneceriam invisíveis. Cristiana Ramos, a autora da foto, aluna do 11.º ano na Teixeira Gomes, consegue mostrar-nos que a beleza, uma beleza improvável, pode estar em qualquer sítio. Basta saber olhar, o que não é pouco.

Os tons quentes, a presença humana melancolicamente sugerida pelas sombras convergentes, o enquadramento perfeito e até o pormenor de se tratar de um sítio que nos é familiar (a nossa escola, um lugar onde passamos parte da nossa vida) dão a esta imagem um encanto inesperado. Só alguém com muito talento - porque é preciso talento até para olhar - poderia ter inventado uma imagem destas. É a melhor imagem que já vi da ESMTG e eu, que ando sempre com a câmara atrás, gostava de lhe ter chegado aos calcanhares. Há talento nesta escola e merece ser divulgado. E incentivado. E reconhecido. Obrigado, Cristiana. Força!

12 comentários:

  1. A fotografia está linda! Parabéns, Cristiana.

    ResponderEliminar
  2. No álbum de onde esta saiu deve haver outras. E a avaliar pela maravilha da amostra, é um álbum a pedir uma exposição.E se o álbum tiver poucas,há talento de sobra para criar mais.
    Seria muito bom, nestes tempos sombrios,que o olhar luminoso da Cristina nos guiasse e nos ajudasse a (re)descobrir a beleza que vive nos recantos mais imprevisíveis.Seria muito bom,podemos ver a escola pelos olhares da Cristina.
    Aqui fica a sugestão (e, mais que isso, o pedido).

    ResponderEliminar
  3. Vamos com a exposição para a frente!
    E, a talhe de foice, e como é de beleza que falamos,deixa-me que saliente, igualmente, a beleza do texto que acompanha a fotografia.
    Os dois, foto e texto, ocupam, a meu ver, o lugar cimeiro neste blogue.
    Há talentos na Teixeira Gomes!

    ResponderEliminar
  4. Hélder, pela parte que me toca, agradeço o simpático cumprimento. Só resisto à modéstia (e, já agora, à tentação da falsa modéstia) porque afinal este blogue tem pouco mais de meia-dúzia de notícias.

    De qualquer maneira, a maior parte do mérito deve-se à foto da Cristiana, cuja inspiração consegue soltar até uma mente quase rectangular (para não dizer quadrada) como a minha.

    Também acho que a exposição tem de ir para a frente.

    ResponderEliminar
  5. Eu também apoio a ideia da exposição. Hoje vou falar com a Cristiana que, por acaso, é minha aluna.

    ResponderEliminar
  6. Boa Fotografia !

    Original x)

    Tatiana Domingos

    ResponderEliminar
  7. Gosto muito..

    Bom trabalho (=

    Rita Pinto

    ResponderEliminar
  8. Foto realmente fantástica !


    São por vezes nos sítios mais inesperados que se encontram as coisas mais belas .

    E tal como já me disseram, aumenta e muito o orgulho pela nossa escola .



    Parabéns!


    Inês Correia

    ResponderEliminar
  9. José Boto
    Parabéns, Cristina.
    A foto está excepcional!

    ResponderEliminar
  10. é neste tipo de iniciativas que realmente devemos apostar, a escola não serve somente para "empinar" matéria, serve igualmente para puxar pela criatividade dos alunos.
    Cristiana continua, que talente é notorio que existe em ti....

    ResponderEliminar
  11. Olá, João. Vocês da associação de estudantes é que devem conhecer mais talentos da nossa escola. Aguardamos novidades vossas.

    ResponderEliminar