quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Palavra de Voluntário

No dia 18 de Fevereiro, na semana do Voluntariado, foi convidada para partilhar a sua experiência como voluntária em missões a Professora Telma Lança que lecciona Geometria Descritiva.
A partilha desta experiência ocorreu no auditório da nossa escola e a sala estava cheia.
A professora Telma já participou em três missões em África, uma de dois anos, em Moçambique, e duas de dois meses, na Guiné e em Cabo Verde.
Partilhou com os presentes as suas emoções, os problemas que enfrentou e quão enriquecedora foi a sua experiência. E cativou completamente o auditório, pois a sua experiência é de uma coragem e dedicação autênticas.
É quando ouvimos este tipo de experiências que tomamos consciência de que podíamos fazer muito mais pelas outras pessoas e que muitas delas, apesar de estarem em situações difíceis, conseguem, por vezes, colocar um sorriso na sua cara muito mais sincero e cativante que nós.
No final da partilha de experiências, o Professor Orlando, que lecciona Português, também partilhou com o auditório a sua própria experiência no voluntariado.
Aqui temos o exemplo de alguém que, sendo humana e corajosa, conseguiu ajudar muitas pessoas e ter uma experiência de vida que mais ninguém imagina como foi importante.

4 comentários:

  1. Eu assisti a isto e, pessoalmente, adorei!

    É fascinante vermos como esta professora falou sobre aquilo que fez e vermos o quanto felizes estavam (nas fotografias) felizes as pessoas com quem a professora trabalhou.

    Também custa ver nas condições que estas pessoas viviam mas acima de tudo elas são felizes.

    Também temos de pensar mais nos outros, temos de deixas de sermos superiores e egoístas pois o nosso parceiro precisa de nos como nos precisamos dele.

    Beijinhos,

    Inês Santos

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente não assisti a esta sessão, mas é uma das actividades na escola, pela qual tenho grande apreço. O voluntariado é algo que devia mexer com toda a gente, e, por isso, muito importante que esta actividade tenha sido feita na escola, levando a que os intervenientes deixem de pensar só neles e que ouçam realidades vividas por quem já passou pelo voluntariado.
    Parabéns a quem participou e colaborou nesta actividade.
    Conceição Veloso

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pela iniciativa. Não estive presente apenas porque não me foi possível. Estou solidário com o voluntariado e a mensagem principal que lhe é inerente: que não devemos pensar apenas em nós próprios. Mas permitam-me uma confissão egoísta completamente a destoar. É bom saber que as pessoas de quem precisamos estão a fazer outras coisas importantes de que gostam imenso. Mas a pergunta é: quando é que regressas à escola, Telma?

    ResponderEliminar
  4. Um modelo a seguir, já tive oportunidade de assistir duas vezes as partilhas da professora Telma, e é fascinante a maneira que a professora nos transmite uma mensagem importante, de ajudar-mos o próximo sem pedir nada em troca, porque o sorriso dessa pessoa realmente é o mais importante....Continue a deslumbrar-nos com as suas partilhas de experiências interessantes e bastante educativas

    ResponderEliminar