segunda-feira, 12 de março de 2012

Palestra: droga, um beco com saída

Destinada aos alunos dos curos EFA, realizou-se, no dia 7 de março, uma palestra subordinada ao tema «Droga: um beco com saída». O palestrante foi o Conselheiro em Adições e Terapeuta da Clínica ERA, Emanuel Anunciação.

A sessão tinha como objetivo mostrar que a adição é uma doença, que a vida do adito é totalmente controlada pelas drogas, mas que há uma saída possível: o tratamento em clínicas especializadas e a manutenção de laços com os NA (narcóticos anónimos) onde os aditos, apoiando-se mutuamente, continuam uma vida sem drogas após a saída da clínica. Aos aditos que não entram no caminho da recuperação, está reservado um percurso que os leva inevitavelmente a passar pela perda do emprego, pela destruição da família e, não raras vezes, pela prisão. Muitos, como sabemos, acabam por morrer. 

Nesta sessão ficou provado que o adito, não sendo responsável pela adição, já que de uma doença se trata, é responsável pela sua recuperação. O primeiro passo terá de ser dado por si: decidir que quer deixar as drogas e pedir ajuda. A sessão contou com o testemunho do Nuno, um adito em recuperação, que contou como entrou no mundo da droga, como saiu e como se mantém fora, hoje feliz com a família.

Sem comentários:

Enviar um comentário