sábado, 3 de março de 2012

Alunos de Alemão fazem viagem à Alemanha


Os alunos de Alemão, das turmas do 10.º P, 10.º Q, 11.º M e 11.º N, realizaram, entre os dias 19 e 26 de fevereiro, uma visita à Alemanha, no âmbito de um intercâmbio com alunos alemães que aprendem português na escola Max-Planck-Gymnasium, em Dortmund. O ensino do Português, tanto para alunos de origem lusófona como para alunos alemães, faz parte da oferta curricular desta escola há mais de 30 anos. 

A cada aluno foi atribuída uma família alemã que se responsabilizou pelo alojamento e alimentação. Cada aluno tinha, ainda, um parceiro alemão que os acompanhou e orientou durante toda a estadia.

Do programa da visita faziam parte diversas atividades que permitiram conhecer melhor a escola, a cidade de Dortmund e, também, um pouco da história e da cultura do Estado da Renânia do Norte de Westfalia. Houve oportunidade para assistir ao Carnaval de Düsseldorf que, a par do Carnaval de Colónia, é um dos mais famosos do país. A visita ao museu «Ruhrmuseum», classificado como património cultural mundial, foi um dos pontos altos da visita no que diz respeito ao conhecimento de uma parte muito importante da história daquela região. O projeto «Descobrir Dortmund, apreciar Dortmund» proporcionou o contacto com aspetos marcantes da cidade, ao mesmo tempo que constituiu uma oportunidade para apreciar o centro histórico da cidade. Foram, ainda, desenvolvidos trabalhos de grupo em áreas artísticas como a música, as artes plásticas e o cinema. Todos os trabalhos foram apresentados na escola, tendo estes últimos como palco o auditório da escola. O programa da visita culminou com uma visita à Catedral de Colónia, a subida à torre sul (532 degraus) e um passeio pela parte antiga da cidade.


Do ponto de vista intercultural, linguístico e social, o intercâmbio proporcionou aos alunos experiências únicas e inesquecíveis, considerando-se plenamente atingidos os objetivos gerais e específicos previamente traçados.

Mais fotografias sobre o intercâmbio podem ser vistas aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário