domingo, 9 de novembro de 2008

Outubro - Mês Internacional da Biblioteca Escolar















Neste ano lectivo, assinalou-se, pela primeira vez, o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, uma iniciativa promovida pela IASL - International Association of School Librarianship. À luz das recomendações desta associação, na nossa escola, desenvolveu-se um conjunto de actividades que visou dar uma maior visibilidade à Biblioteca e motivar toda a comunidade para a importância da leitura.
A partir de Outubro, a Biblioteca começou a abrir, diariamente, às 8:30 e, às quartas-feiras, passou a encerrar às 17 horas. Durante este mês, esteve patente uma exposição de marcadores de livros, elaborados pelos alunos dos Curso Tecnológico de Técnico de Apoio à Infância e do Curso de Educação e Formação de Acompanhamento de Crianças.

Ao longo do mês, foi possível ver uma exposição de ilustrações sobre a obra Os Maias, de Eça de Queirós e uma outra que teve como matéria prima alguns livros que resultaram de acções de desbaste. Nesta exposição, os livros ganharam vida, pelas mãos da professora Helena Soares.

Foi, ainda, dinamizada a iniciativa História de 1 Minuto. Todos os alunos da escola leram o mesmo texto, à mesma hora, uma curta história sobre a leitura e a escrita. Na última quinzena, os fundos dos ambientes de trabalho dos computadores da escola foram enriquecidos com poemas de Fernando Pessoa, de Luís de Camões e de José Luís Peixoto, entre outros. O grupo de teatro da escola, Teatro da Caverna, associou-se às comemorações, concebendo uma instalação sobre os livros e a leitura, exposta no Bloco B. Uma mostra de livros, com sugestões para os contratos de leitura, e a aquisição de novas obras permitiram, igualmente, despertar em todos o interesse pelos livros e pela leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário