segunda-feira, 20 de abril de 2009

Projecto Web2Class: conferência sobre energias renováveis


No passado dia 15 de Abril, o investigador do Departamento de Ambiente e Ciências da Terra da Universidade do Algarve, professor Eusébio Conceição, proferiu no auditório da escola uma palestra subordinada ao tema Energias renováveis e conservação da energia. Esta palestra foi integrada nas actividades do projecto europeu Web2Class da ESMTG e contou com a presença de cerca de 40 pessoas, entre alunos e professores de várias disciplinas, e a que se associou também o projecto do Observatório de Alterações Climáticas da ESMTG.

Na primeira parte da palestra, o investigador explicou brevemente os princípios básicos do funcionamento das diferentes energias renováveis (solar, eólica, geotérmica, das ondas, das marés e bioenergias), dedicando uma atenção especial à energia solar térmica e à fotovoltaica.

Na segunda parte, centrou-se na questão da conservação da energia e na sua utilização racional, no sentido de criar um ambiente doméstico e profissional com melhores índices de conforto, tendo recorrido a vários casos concretos e a estudos desenvolvidos pela sua própria equipa de investigação. Alguns destes estudos envolviam a monitorização do ambiente e dos níveis de conforto em escolas algarvias, com recurso a modelos informáticos desenvolvidos na Universidade do Algarve. Muitos dos presentes ficaram também a saber da existência de investigações científicas que mostram uma relação directa entre os níveis de conforto nas escolas e os índices de rendimento escolar dos alunos, o que significa que o investimento na qualidade do ambiente também pode contribuir para a redução do insucesso escolar.

A terceira parte foi destinada ao esclarecimento das muitas dúvidas colocadas por alunos e professores.

Fica um agradecimento especial ao professor Eusébio Conceição e à Universidade do Algarve.

1 comentário:

  1. A actualidade e pertinência do tema, integrado num projecto de abrangência internacional, contribui de forma decisiva para que a muitos cheguem as preocupações em termos de perservação do ambiente que devem ser responsabilidade de cada um individualmente e de todos os que lutam por uma sociedade respeitadora de boas práticas ambientais. Aos colegas responsáveis pela iniciativa o agradecimento do Conselho Executivo.

    ResponderEliminar