quinta-feira, 2 de junho de 2011

Semana dos estudos clássicos



Entre os dias 18 e 24 de maio, esteve patente, no bloco B, a exposição «Latim e grego: um passado sempre presente». A mostra deu a conhecer à comunidade escolar um pouco do trabalho desenvolvido pelos alunos da área de estudos clássicos (turmas L e N, do décimo ano, turma F, do 11.º ano e turma E, do 12.º ano). Foram apresentados trabalhos realizados pelos alunos, com aspetos ligados às línguas e culturas clássicas (origem das palavras, mitologia, figuras da Antiguidade e presença de aspetos das culturas grega e romana, nos nossos dias).

Para além dos trabalhos, no átrio do bloco, foi recriado um ambiente ligado à antiguidade clássica, com colunas, réplicas de mosaicos romanos e de peças de cerâmica. Um painel com o alfabeto grego e a referência à utilização dessas letras, nas áreas da física e da química, completaram a exposição. Simultaneamente, foram expostos, na biblioteca escolar, vários livros existentes no seu espólio, a par de outros da biblioteca pessoal do professor de latim e grego.

Para finalizar esta semana dedicada às línguas clássicas, esteve na escola a Professora Doutora Adriana Nogueira, docente da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. Nas duas sessões que realizou, levou-nos numa viagem pela história das palavras, explicando-nos o porquê de tantas expressões que utilizamos, nos nossos dias, em várias áreas. A primeira palestra foi aberta a várias turmas, quer de ciências e tecnologias, quer de línguas e humanidades. A segunda palestra foi destinada aos alunos de latim do 11.º F.

No presente ano letivo, a área de estudos clássicos conta com cerca de 50 alunos que, com o seu trabalho e gosto pela Antiguidade, proporcionaram à escola uma viagem às nossas matrizes culturais e linguísticas. O professor Luís Salema e os alunos de latim e grego agradecem a colaboração prestada pelo professor Alfredo Gomes, pelos alunos de Oficina de Expressão Dramática e do Teatro da Caverna e pela professora Amélia Taveira, que disponibilizou as informações relativas à utilização do alfabeto grego, na área das ciências físico-químicas.


Notícia redigida pelos alunos do 12.º E

Sem comentários:

Enviar um comentário