segunda-feira, 6 de junho de 2011

Portimão: uma cidade para todos?

No âmbito da disciplina de Área de Projeto, no passado dia 3 de junho de 2011, os alunos do 12ºD, Joana Portela, Beatriz Alexandre, Lara Varela, Márcia Duarte e João Cereja, responsáveis pelo projeto das acessibilidades para pessoas portadoras de deficiências motora e visual, ‹‹Portimão: Uma Cidade para todos?››, realizaram na nossa escola duas palestras com o objetivo de apresentarem o projeto final à comunidade escolar e ainda provar se Portimão é ou não uma cidade acessível.

Estiveram presentes o diretor da escola, professor Telmo Soares, a presidente da ACAPO e psicóloga, Dr.ª Ernestina Jesus, que na qualidade da ‹‹Deficiência Visual›› deu o seu testemunho de vida; Sr. António Guerreiro, presidente da Associação de Deficientes Motores de Portimão, que falou da ADMP, como surgiu esse projeto e ainda do seu próprio testemunho e dificuldades como deficiente motor; Dr.ª Juliana Santana, assistente social da APEXA (Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve), que abordou o tema das ajudas a pessoas portadoras dos dois tipos de deficiência; Dr.ª Isabel Guerreiro, vereadora da cultura da Câmara Municipal de Portimão, e ainda a Dr.ª Dora Silva, técnica das acessibilidades da CMP, que abordaram o tema das acessibilidades na nossa cidade.

O grupo de alunos do 12ºD terminou a palestra apresentando uma maquete 3D com uma proposta de alteração da entrada do Pavilhão A da escola, de forma a melhorar a acessibilidade a deficientes motores.



Os alunos responsáveis por esta atividade querem agradecer a todos os convidados, que se disponibilizaram a colaborar nesta atividade e neste projeto desde o seu início, contribuindo para a realização do mesmo, à direção da escola, que se prontificou a colaborar nesta iniciativa, e a todos os professores que participaram e, dessa forma, contribuíram para que estas as duas sessões fossem um sucesso.

Os alunos querem agradecer, ainda, e em especial, ao Professor Rui Barbosa, responsável pela disciplina de Área de Projeto, que nunca deixou de colaborar e trabalhar connosco para que este projeto se pudesse concretizar e fosse um êxito.

Esta notícia foi enviada pelo professor Rui Barbaosa.

1 comentário:

  1. Mais uma vez quero felicitar-vos pelo sucesso do vosso trabalho e agradecer-vos o valioso contributo para a reflexão sobre uma cidade e uma escola acessível e inclusiva.
    Estou certa de que esta experiência também vos transformou no sentido da valorização da cidadania participativa.
    Prof.ª Maria da Graça Ventura

    ResponderEliminar