quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Projeto Comenius - Femina - encontro em Castre, França


Uma vez mais a ESMTG esteve representada num encontro europeu – Comenius - Femina, que decorreu em Castres, França, entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro de 2012. Participaram no mesmo as professoras Ana Gonzaga e Estela Vieira e os alunos André Oliveira e Adriano Martins do 11.º L. 

Durante as sessões de trabalho foi dado especial destaque ao trabalho produzido pelos alunos, em primeiro lugar, dos alunos da escola de acolhimento, que apresentaram uma passagem de modelos femininos, desenhada de acordo com a evolução da imagem da mulher ao longo do século XX. Os alunos de cada escola apresentaram biografias femininas e atividades pedagógicas a elas associadas, propostas por uma escola de um país diferente do seu, de forma a proporcionar a todos um maior alargamento cultural. Não podemos deixar de sublinhar o excelente desempenho organizativo e comunicativo dos nossos alunos. 

Foi feito o balanço do trabalho realizado até ao momento e já inserido na plataforma de etwinning e acordadas metas temporais para a conclusão das tarefas comuns à parceria. Foi planificado o e-book, um dos produtos finais previstos para o projeto, cuja edição gráfica ficou a cargo da escola francesa, nomeadamente dos professores e alunos do curso profissional de design gráfico. 
O programa do encontro integrou ainda uma visita à cidade de Albi, classificada como património da Unesco, e à belíssima aldeia medieval, Cordes-sur-Ciel.

Os alunos presentes no encontro exprimem desta forma o modo como encararam esta experiência:
«A mobilidade em Castres foi algo inesquecível. Tanto eu como o meu colega fomos recebidos por todos da melhor forma possível, tanto pelas famílias de acolhimento como pelos alunos e professores do projeto. Os professores organizaram um programa de visitas a locais simplesmente incríveis. As nossas apresentações de biografias foram boas, houve mesmo professores que nos elogiaram. (…)  Quero agradecer às professoras que nos acompanharam, ao projeto FEMINA e à ESMTG por esta incrível experiência de vida que nos foi proporcionada. Obrigado. » (Adriano Martins, 11.ºL)

« (…) Adorei conhecer outro país e outras cidades, foi espetacular conhecer pessoas que neles habitam, com diferentes línguas e diferentes hábitos. (…) Uma das coisas que mais estranhei em França foi o facto de a bicicleta e as motas de baixa cilindrada serem o transporte utilizado por uma grande parte da 
população. A família que me acolheu não podia ser melhor, pois eram muito simpáticos e acolheram-me muito bem. 
Adorei a viagem, que foi uma daquelas experiências que se deve ter pelo menos uma vez na vida.» (André Oliveira, 11.º L)

Esta é uma notícia enviada pela professora Ana Gonzaga, a quem se agradece.