quinta-feira, 29 de novembro de 2012

GAAE sensibiliza comunidade escolar para a integração dos alunos estrangeiros


No âmbito das atividades planeadas, e com vista a uma maior sensibilização dos elementos da comunidade escolar, o Gabinete de Apoio ao Aluno Estrangeiro (GAAE) realizou, no passado dia 20 de novembro, no auditório, uma sessão subordinada ao tema «O Contributo das Associações e o Papel da Escola na Integração Social e Participação Cívica do Imigrante». Esta ação foi dinamizada pelas responsáveis pelo CLAII (Centro Local de Apoio e Integração do Imigrante), Dr.ª Liliana Briceag e D. Albertina Mateus, pela ASAA (Associação São-Tomense e Amigos do Algarve) e contou com a participação dos alunos das turmas 10.º C, 10.º J, 11.º D, 11.º B e 12.º B.

Na sessão foram prestadas informações sobre dados relativos ao número de imigrantes e respetivas nacionalidades residentes na região, sobre os procedimentos a seguir para a sua legalização, assim como a referência aos objetivos e às atividades concretizadas por estes organismos.

A coordenadora do projeto GAAE, a docente Conceição Veloso, mencionou a razão do surgimento deste projeto, ilustrando a evidência dos esforços ao bom acolhimento dos novos alunos estrangeiros e a consciencialização de toda a comunidade escolar relativamente à diversidade cultural e linguística. A importância destes organismos na promoção da tolerância e respeito pela diferença foi reconhecida por todos.

Considerando a nossa realidade escolar, esta ação de formação foi considerada de grande pertinência e de interesse geral, por refletir as necessidades e interesses da comunidade estrangeira local.

Esta notícia foi enviada pela coordenadora do GAAE, prof.ª Conceição Veloso.

Sem comentários:

Enviar um comentário