terça-feira, 27 de maio de 2014

No Dia do Patrono, um postal de Florença…



Celebrou-se, no dia 27 de maio, mais um dia do patrono, do agora agrupamento de escolas – Manuel Teixeira Gomes.
Numa iniciativa da CAP e da professora Graça Ventura estará patente, durante toda a semana, no átrio do Bloco B da escola sede, uma exposição sobre este ilustre Portimonense, cuja vida e obra se encontra descrita em mais pormenor no site do agrupamento: www.aemtg.pt


Na sequência das comemorações, toda a comunidade escolar recebeu, via email, um postal ficcionado pela professora Graça Ventura, a partir de excertos de cartas que Manuel Teixeira Gomes escreveu aos seus amigos. Neste postal, Manuel Teixeira Gomes refere as saudades que tinha de “comer fruta verde” e como finalmente, em Florença, teve a oportunidade de “refastelar-se” com “ figos lampos, (…) cerejas e albricoques, de que (…) havia perdido completamente o gosto, (…) ”, numa clara alusão à sua terra natal e ao Algarve.
Na escola sede do agrupamento, um «Teixeirinha» leu o referido postal na sala de professores, entregou-o ao presidente da CAP - professor Telmo Soares - e ofereceu simbolicamente uma cesta de fruta aos presentes. Esta evocação a Manuel Teixeira Gomes teve lugar em todas as escolas que compõem o agrupamento.


Sem comentários:

Enviar um comentário