terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A poesia esteve na escola... e está em toda a parte


No âmbito da iniciativa «A poesia está na escola... e em toda a parte», da Direcção Regional de Educação do Algarve, a ESMTG recebeu a visita de Afonso Dias, actor e declamador, que realizou, na nossa escola, duas sessões dedicadas à divulgação de autores portugueses e de expressão portuguesa.

As sessões envolveram cerca de 160 alunos e, nelas, foram recitados textos de Mia Couto, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Florbela Espanca e Ary dos Santos, entre outros. Ouviram-se, ainda, alguns poemas cantados pelo dinamizador das sessões e houve tempo para conversar sobre a presença da poesia, nos gestos mais simples do quotidiano.

No final das sessões, os alunos cantaram, em coro, um excerto de um poema de Almada Negreiros. A iniciativa permitiu desenvolver o gosto pela poesia, a avaliar pelos comentários dos alunos, à saída da sessão, e pela vontade de conversar com o dinamizador da actividade. A organização do evento esteve a cargo da Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos.


Sem comentários:

Enviar um comentário