terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Web2class - a ESMTG em Tessalónica (Grécia)


No âmbito do projecto Sócrates/Comenius Web2class, os professores João Alves (coordenador do projecto, em Portugal) e Luís Salema (membro da equipa do projecto) estiveram em Tessalónica, na Grécia, para participar em várias sessões de trabalho, entre os dias 14 e 17 de Janeiro. A delegação portuguesa contou, também, com os alunos Bernardo Gomes (10.º F) e Joana Teixeira (11.º F), que foram acolhidos por famílias e estudantes gregos.

Os alunos participaram em sessões de trabalho, dando a conhecer as actividades por eles desenvolvidas, na nossa escola. Essas sessões decorreram no 1.º Lyceum Menemeni, a escola grega que participa neste projecto, que conta, ainda, com estabelecimentos de ensino da Dinamarca, da Alemanha, da Áustria, de Espanha, da Hungria e da Escócia. O projecto pretende fomentar a utilização de ferramentas da web 2.0, em contextos pedagógicos, visando o desenvolvimento da literacia digital. Neste encontro, fez-se o balanço do trabalho já realizado e planificaram-se as próximas actividades. Para além disso, foi possível conhecer, de forma mais aprofundada, algumas ferramentas informáticas, a explorar, depois, nas sessões de trabalho, em cada uma das escolas intervenientes.

No encontro participaram mais de vinte professores e cerca de trinta estudantes, oriundos dos países já referidos. A simpatia e a hospitalidade gregas foram uma constante, num encontro que aproximou professores e alunos, de diferentes culturas, no país que constitui o berço da civilização ocidental.

3 comentários:

  1. Colegas, li a notícia e aproveito para tecer um comentário e assim familiarizar-me com esta nova disponibilidade tecnológica colocada por vocês ao serviço da nossa escola. O meu reconhecimento pelo vosso trabalho e pela dignidade com que representaram a nossa escola. Elsa Meira

    ResponderEliminar
  2. Agredeço o comentário e é com grande satisfação que recebo o reconhecimento da presidente do Conselho Executivo a esta iniciativa. Este espaço pode dar um contributo positivo na dignificação da imagem da escola, bem como dinamizar a sua comnunidade educativa.

    ResponderEliminar
  3. Elsa, enquanto membro da equipa do projecto, agradeço, também, as tuas palavras.

    ResponderEliminar