domingo, 18 de outubro de 2009

ESMTG comemora Dia Mundial da Alimentação


O projecto Educar para a Saúde, o Gabinete de Apoio ao Aluno Estrangeiro, a Sala de Cinema, o Projecto JA, a Biblioteca/Centro de Recursos e a Gestão da Escola juntaram-se para comemorar o Dia Mundial da Alimentação. Associou-se também à nossa iniciativa uma turma da Escola EB2/3 Prof. José Buisel e a enfermeira Manuela Salvado, que faz sempre questão de participar em todas as nossas actividades.
Alunos, professores e funcionários reuniram-se no Bloco B; no intervalo das 10, para uma troca de sabores de alimentos de várias regiões e países.
Sobre a mesa, encontravam-se bolos, tartes de vegetais, empadas de algas, pão, mel, frutos secos, fruta variada e um saboroso sumo de laranja natural.
Perguntar-se-ão porquê esta mistura de alimentos saudáveis e “não saudáveis”. Porque é fundamental incutir nas pessoas o espírito de livre escolha e a capacidade de decidir sem fundamentalismos a nossa alimentação.
A passagem do documentário “ Comer no Mc Donalds durante um mês”, certamente, despertou, ainda mais na comunidade educativa a vontade de seguir um regime saudável, porque teve a oportunidade de verificar as consequências nefastas para a nossa saúde de uma alimentação desequilibrada.
Uma vez que o dia 17 de Outubro é o Dia Mundial da Erradicação da Pobreza e é cada vez mais importante desenvolver o espírito de partilha e de solidariedade, o projecto Educar para a Saúde uniu--se ao projecto JA e, no final da passagem do documentário, foi chamada a atenção para o contraste entre a superabundância de alimentos que provocam obesidade e a escassez presente em vários países que, infelizmente, ainda vivem em pobreza extrema.  Foi lido o manifesto contra a pobreza e, no final, todos se levantaram em sinal de respeito por aqueles que ainda não têm as condições mínimas de sobrevivência.

Sem comentários:

Enviar um comentário