quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Alunos da ESMTG visitam o Oceanário e o Pavilhão do Conhecimento


No dia 5 de Janeiro de 2011 (quarta-feira), realizou-se uma visita de estudo ao Oceanário e ao Pavilhão do Conhecimento (Lisboa), no âmbito da disciplina de Português, tendo participado duas turmas de 11º ano: 11º J (Curso Técnico de Gestão) e 11º M (Curso Técnico de Manutenção Industrial – Mecatrónica).
 
 
A visita ao Oceanário de Lisboa aliou as vertentes teórica e prática, o que, por conseguinte, se traduziu numa crescente motivação para a leitura e interpretação literárias do “Sermão de Santo António aos Peixes”, de António Vieira.

Durante o “atelier” pedagógico, uma educadora marinha apresentou um documento em powerpoint acerca das espécies marinhas mencionadas no sermão vieiriano em estudo, referindo os seus louvores e vícios. Actuais permanecem os motivos da crítica social: a vaidade, a corrupção, a ambição, a traição, o oportunismo, entre outros exemplos possíveis. Sucedeu-se a visita propriamente dita ao Oceanário, sempre ilustrada de oportunas chamadas de atenção para as características idiossincráticas e simbólicas dos peixes. Pretendia-se, em suma, sensibilizar para a valorização e preservação do património histórico, cultural e ambiental, existente no nosso planeta.
 
No que respeita à visita ao Pavilhão do Conhecimento, os alunos puderam enriquecer-se culturalmente acerca da fauna e flora brasileiras (tão caras a Vieira) e, simultaneamente, desenvolver atitudes de valorização pessoal (respeito, tolerância, responsabilidade e cultura de cidadania), assistindo a diferentes exposições: “Projecto Amazónia 2010” e “Sexo e então?!”
 
Pode-se concluir que esta visita de estudo consistiu numa experiência inovadora e enriquecedora para todos os intervenientes nesta aventura do Saber: alunos e professoras.

Esta é uma notícia enviada pela professora Zita.

Sem comentários:

Enviar um comentário