quinta-feira, 26 de maio de 2011

Acção de limpeza da Ria de Alvor





Integrado no plano de projecto do 12.º B, do grupo de trabalho com o tema «Biodiversidade na Ria de Alvor», foi levada a cabo a iniciativa de Acção de Limpeza da Ria de Alvor, no passado dia 11 de Maio.

A ideia partiu do princípio de conservação da biodiversidade regional. Depois de uma análise a algumas propostas de conservação, a viabilidade do projecto apenas dependeria do auxílio de vários elementos e entidades. Assim, contando com a colaboração da nossa turma, 12.º B da ESMTG, do professor de Área de Projecto, Manuel Macedo, da directora de turma, Sílvia Luís, e da EMARP, representada pela técnica Patrícia Fava, recolhemos, durante 2 horas, 22 sacos grandes de lixo, onde se podia encontrar uma variedade inesperada de objectos, como sapatos, ambientadores para casa de banho, calças e até restos de electrodomésticos. A EMARP forneceu-nos o material necessário à limpeza, como luvas, sacos de lixo e pinças e enviou, no fim da limpeza, um camião para a recolha. Também a Associação A Rocha manifestou o seu agradecimento, ao comparecer no local e nos dar instruções para um melhor desenvolvimento da actividade.




A acção foi um sucesso, não só pela limpeza, que segundo números oficiais chegou aos 380 quilos de resíduos, mas também porque foram atingidos todos os objectivos propostos, como sensibilizar para a valorização do património natural e ambiental da nossa região, contribuir para a consciencialização sobre os problemas existentes no nosso concelho e desenvolver atitudes de valorização ambiental: respeito, responsabilidade e cidadania.



Notícia redigida pelas alunas Inês Leote, Joana Tiago, Marta Ramos, Rute Salvado e Karla Muniz (12.º B) e enviada pelo professor Manuel Macedo

1 comentário:

  1. A limpeza na ria de Alvor foi realmente um sucesso.
    Ajudou-nos a compreender melhor os problemas ambientais dessa zona e a estar mais empenhadas na apresentação de propostas de conservação para a mesma.
    Esperamos que todos os participantes tenham aprendido algo com esta atividade. E agradecemos a todos que nos ajudaram.

    ResponderEliminar