sexta-feira, 29 de julho de 2011

Receção aos Pais e Encarregados de Educação dos alunos do 10.º ano


Terminado mais um ciclo de divulgação da oferta educativa para 2010-2011, a Direção da ESMTG recebeu, no dia 27 de julho, pelas 18:30, no auditório desta escola, os Pais e Encarregados de Educação dos alunos que irão frequentar este estabelecimento de ensino pela primeira vez.

Neste encontro, o Diretor deu a conhecer a identidade deste estabelecimento de ensino, caracterizando-o quanto aos elementos que constituem o seu corpo docente e não docente, referindo a constituição das suas estruturas orientadoras e apresentando as suas linhas de ação para 2011-2012.

Aludiu, ainda, aos resultados recentemente obtidos na 1.ª fase de exames, congratulando-se pelo sucesso alcançado pelos alunos desta escola, que constituem motivo de orgulho neste primeiro biénio do seu mandato. Foram também divulgados os projetos que serão desenvolvidos em 2011-2012.

Esta escola foi igualmente apresentada como um lugar de inclusão, de respeito pela diferença e, acima de tudo, um lugar onde a dicotomia ensino/aprendizagem conduz à definição de atuações que se pautam pelo rigor, exigência e qualidade. A contemplação de aspectos que se prendem com os vários ritmos de aprendizagem, onde as várias modalidades de ensino compensatório assumem um papel relevante, não impede que os graus de proficiência aqui existentes tenham a atenção devida.

Esta sessão contou, ainda, com a presença do psicólogo desta escola, Rodrigo Fragoso, que dirigiu um apelo ao envolvimento dos pais e encarregados de educação no acompanhamento dos seus educandos. Aproveitou o ensejo para partilhar as linhas de ação futura quanto à estrutura que representa.

Nesta sessão estiveram também presentes as Adjuntas da Direção na área de alunos, no âmbito do ensino regular e dos cursos da via qualificante, professoras Conceição Marcelo e Raquel Santos.

Não menos importante, regista-se a intervenção do presidente da Associação de Pais que, acompanhado de outros elementos deste órgão, dirigiu palavras de incentivo à participação dos presentes, no acompanhamento dos seus educandos e ao seu envolvimento nas estruturas em que têm assento.

Ao longo do próximo ano letivo, os restantes elementos da Direção e todos os agentes educativos em funções nesta escola desejam que se concretize a mensagem de plena integração e sucesso académico dirigida pelo Diretor, Professor Telmo Soares, a todos os jovens que efetuaram a sua matrícula neste estabelecimento de ensino e agora o visitam, pela primeira vez, como seus alunos.

Um momento de confraternização marcou o encerramento deste primeiro encontro.

Esta é uma notícia enviada pela professora Maria José Duarte, 
coordenadora da equipa responsável pela divulgação da Oferta Educativa 2011/2012