sábado, 26 de janeiro de 2013

A ES Manuel Teixeira Gomes foi à caça dos neutrinos



Realizou-se no dia 24 de janeiro de 2013, no polivalente da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, uma Grande Aula dedicada ao Tema «À caça dos neutrinos». A Grande Aula foi dinamizada pela investigadora Maria Ribeiro Gomes, do Centro de Física Nuclear da Universidade de Lisboa, à qual assistiram cerca de 350 alunos e professores da nossa escola e de três turmas do 9.º ano das escolas básicas do concelho. O evento contou, ainda, com a presença de convidados de honra, entre eles o Diretor Regional Adjunto da DREAlg, Dr. Carlos Manuel Nunes, e a vereadora da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Portimão, Dr.ª Isabel Guerreiro.

As Grandes Aulas são um projeto do programa O Mundo na Escola que segue o modelo das «master classes» dadas por grandes especialistas numa dada área e destinam-se aos alunos do 9.º ano do ensino básico e aos do ensino secundário de escolas portuguesas.

Os neutrinos são as partículas elementares mais misteriosas e difíceis de detetar, resultantes de decaimentos radioativos ou reações nucleares. Cada um de nós é atravessado por cerca de 50x10^12 neutrinos solares por segundo que viajam a uma velocidade próxima da da luz e representam, aproximadamente, 0,3% da massa do Universo.

A Grande Aula despertou a curiosidade dos alunos para conceitos científicos e motivou-os a participar ativamente nas várias experiências realizadas. Os alunos aceitaram o desafio lançado pela investigadora de a contactarem por e-mail com o objetivo de, com a sua ajuda, fazerem a divulgação da ciência no Algarve.

Para ver mais fotografias sobre a Grande Aula, clique aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário