sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Projeto COMENIUS-FEMINA – Encontro em Viena



O penúltimo encontro do projeto Femina realizou-se na Áustria, mais precisamente em Wiener Neustadt, uma cidadezinha nos arredores de Viena, entre 30 de novembro e 6 de dezembro. Nele participaram as professoras Ana Gonzaga, Estela Vieira e Iolanda Gastão e cinco alunos, Inês Marques e Sophie Geerlings do 11.º J, Francisco Gonçalves, Adriana Pires e Sandra Duarte do 11.º L.

Esperáva-nos um programa ambicioso, que incluía, para além das sessões de trabalho sobre o projeto, uma visita ao centro histórico da cidade de Viena, visitas a museus de pintura (Belvedere e Albertina) e ao palácio de Schoenbrunn (palácio de verão dos imperadores). Fora do programa, uma agradável surpresa também nos esperava: a neve, que caiu em abundância em vários momentos e que nos deixou a nós, gente do sul e do sol, absolutamente rendidos.

Relativamente ao desenvolvimento do projeto, foi realizada a monitorização de todos os conteúdos carregados na plataforma etwinning, com vista à uniformização do seu formato e à viabilização de um dos produtos finais, o ebook. Também o «jornal do projeto» foi revisto e, uma vez mais, enfatizada a necessidade de todas as escolas parceiras contribuirem para o mesmo, divulgando as atividades realizadas nas mesmas. Foi ainda construído um questionário de avaliação do projeto, a aplicar nas várias escolas parceiras.

Por último, foi  decidida a apresentação da candidatura do projeto ao «Selo de Qualidade Comenius» e analisados os procedimentos para o referido processo de candidatura.

Os alunos ficaram alojadas em famílias de alunos da escola organizadora, e, com o apoio de uma professora de expressão dramática, foram responsáveis pela criação e apresentação de um espetáculo teatral e musical, cuja temática assentava, por um lado, na identidade cultural de cada país representado e na identidade europeia de todos, e, por outro, na divulgação da figuras femininas biografadas no âmbito do projeto. O resultado foi  um espetáculo criativo e muito divertido.

Estão, uma vez mais, de parabéns os nossos alunos pelas capacidades de integração, de interação e de comunicação demonstradas. 

Esta é uma notícia enviada pela professora Ana Gonzaga, coordenadora do projeto Femina.

Sem comentários:

Enviar um comentário