segunda-feira, 27 de maio de 2013

Divulgação da oferta formativa do concelho e da ESMTG



No passado dia 22 de maio, realizou-se, no auditório do Museu Municipal de Portimão, uma sessão de informação e de esclarecimento sobre a oferta educativa de nível secundário, no município de Portimão.

Esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Portimão (divisão de educação) destinou-se aos alunos e aos seus encarregados de educação. Teve como objetivo principal dar a conhecer os cursos e as atividades desenvolvidas pelas diferentes instituições de ensino da cidade, num momento em que os jovens do 9.º ano de escolaridade necessitam de tomar uma decisão, relativamente ao prosseguimento dos seus estudos.

Na primeira parte dessa sessão, foram oradores a psicóloga Isabel Quirino e o psicólogo e professor da Universidade do Algarve Vítor Gamboa. Nas suas intervenções, realçaram a importância de fazer uma escolha refletida e fundamentada, num contexto de mudança e de incerteza, como aquele em que vivemos. Os oradores salientaram que, apesar desta imprevisibilidade, o estudo e a formação constituem ferramentas essenciais para enfrentar o futuro. Esta perspetiva foi, ainda, reforçada pelo Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Dr. Manuel da Luz.

Na segunda parte, os presentes ficaram a conhecer a oferta formativa dos três agrupamentos da cidade onde é lecionado o ensino secundário. O Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo, o Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes e o Agrupamento de Escolas da Bemposta apresentaram as suas propostas de cursos para o ano letivo de 2013.14. Para além disso, apresentaram as especificidades próprias de cada escola/agrupamento, tendo em conta a sua oferta de cursos. Para além dos cursos, apresentaram-se projetos, resultados e as grandes linhas que orientam as práticas de cada estabelecimento de ensino.

A terceira parte da sessão foi destinada ao Instituto de Emprego e Formação Profissional, à Escola Profissional Gil Eanes e à Dual, instituições que oferecem cursos profissionais de nível secundário ou equivalente e que também apresentaram as suas propostas de oferta formativa para o próximo ano letivo.


Simultaneamente, na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes (ESMTG), eram recebidos os diretores de turma e os delegados de turma do 9.º ano de escolaridade das escolas do concelho e de concelhos limítrofes. Nessa sessão, em que intervieram vários responsáveis pelas estruturas da ESMTG, foi traçado um retrato da nossa escola, reforçando-se, assim, a sua identidade, o seu caráter humanista e a sua abertura ao meio exterior.

Tais iniciativas visaram informar e esclarecer os alunos e os seus encarregados de educação, num momento fundamental do percurso de um jovem estudante. 



Sem comentários:

Enviar um comentário