segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Luzes, Câmara… Ação!


É assim que se chama o projeto em que os alunos de alemão, do 11.º M+N, estão a participar. Trata-se de um concurso internacional de curtas-metragens apoiado pelo Instituto Alemão e conta com a participação de outras escolas secundárias de mais cinco países: Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Espanha. O objetivo do projeto é a realização, em alemão, de um filme de curta metragem subordinado ao tema global Proibido/Permitido, com uma duração máxima de três minutos. Não é muito tempo, mas o trabalho que é necessário desenvolver para concretizar esta tarefa com qualidade profissional exige muito empenho e dedicação dos alunos, que contam com o apoio da estudante Anne Maier, da Escola Superior de Cinema de Munique

Na passada sexta-feira, dia 14 de outubro, a futura realizadora esteve na nossa escola onde dinamizou, no auditório, entre as 9h30 e as 18h00, um workshop sobre cinema. Os trabalhos iniciaram-se com a análise dos argumentos que os alunos tinham escrito ao longo das últimas semanas. Depois de escolhido o argumento que melhor se adaptava à realização de uma curta metragem, seguiram-se várias atividades relacionadas com a produção e realização de filmes, cujas técnicas surpreenderam e motivaram os alunos para continuarem com o trabalho. 

Seguiu-se uma sessão prática durante a qual os os alunos filmaram, em grupo, uma pequena cena que foi depois analisada e discutida. No final da sessão foram distribuídos os papéis a desempenhar no filme bem como todos os trabalhos que serão necessários desenvolver até ao dia das filmagens e edição do filme.

Para ver mais fotografias, clique aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário