segunda-feira, 11 de junho de 2012

O Stress Não Tem Rosto


O projeto 999 Actividades assumiu mais um desafio ao dinamizar, no passado mês de maio, uma sessão intitulada O Stress Não Tem Rosto, dedicada a um público adulto, composto por docentes, assistentes operacionais e discentes do ensino noturno.

São tempos difíceis os que vivemos. Mais do que nunca a palavra Stress faz-nos uma companhia abusiva e invade a nossa rotina, tornando-a, por vezes, insustentável. A conjuntura atual, os momentos difíceis que vivemos na sociedade em geral,  no seio das nossas famílias, no local de trabalho e nas nossas escolas em particular, explicam o stress que experimentamos. Andamos deprimidos e tudo à nossa volta é mais do que pretexto para revelarmos  reacções bem desprovidas de calma e sensatez.

Confrontamo-nos diariamente com decisões que comprometem o nosso presente e impossibilitam o nosso futuro. Denotamos a falta de serenidade para enfrentarmos com habilidade as contrariedades da vida atual. Deixamo-nos envolver por uma uma teia bem complexa - o stress. Esquecemo-nos da nossa saúde mental, aspeto tão mal estimado, mas fundamental para que a nossa vida aconteça com normalidade e para que se cumpra, para além de outros, o nosso desígnio profissional.

A sessão teve início com a intervenção da professora Carla Valentim, que deu a conhecer os dados resultantes da aplicação de questionários a vários elementos da comunidade educativa, para que se determinasse o seu grau de stress. O visionamento do documentário Stress, Portrait of a killer, da National Geographic, conduziu à abordagem técnica, a cargo da Psiquiatra Maria do Carmo Cruz, médica do CHBA, cuja colaboração a coordenação deste projeto agradece, onde foram aludidas as causas e consequências do stress e apontados caminhos conducentes a saídas inteligentes para a problemática em análise.

Esta sessão não esqueceu aqueles que trabalham no CNO da ESMTG e que experimentam momentos de muito stress desde que o seu encerramento foi anunciado.

Notícia enviada pela professora Maria José Duarte, colaboradora no projeto 999 Actividades.

Sugestão: Veja “Stress, Portrait of a killer, da National Geographic



Sem comentários:

Enviar um comentário