terça-feira, 2 de abril de 2013

Aluna da nossa escola premiada em concurso nacional de poesia





A aluna Rita Isabel Costa, do 12º J, ganhou o 3º lugar do Concurso Nacional Faça Lá Um Poema, com o poema intitulado Explicação das Coisas. Este concurso de poesia foi organizado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), em parceria com o Centro Cultural de Belém (CCB). O concurso destinava-se aos alunos de todos os níveis de ensino, desde o primeiro ciclo ao secundário, que teriam de concorrer com um poema de sua autoria. É de salientar a significativa participação dos alunos de todo o país. A página oficial do PNL refere cerca de cem alunos concorrentes do ensino secundário, o que torna o prémio da Rita muito significativo.

A entrega dos prémios foi realizada no dia 24 de Março, Dia Mundial da Poesia, no CCB, tendo todos os alunos premiados lido em palco o seu poema. A cerimónia teve a presença do senhor presidente do CCB, Dr. Vasco Graça Moura, do senhor Comissário do PNL, Professor Doutor Fernando Pinto do Amaral e a presença do senhor Ministro da Educação, Doutor Nuno Crato. É de salientar que o Ministro da Educação elogiou e destacou o poema da Rita, pela sua magnífica simbiose entre Poesia e Ciência. Por esta razão, pediu autorização à autora para publicar o poema na página oficial do Ministério da Educação e da Ciência. É também de salientar que a Rita Costa é a única aluna premiada de uma escola do Algarve. 

Na medida em que a aluna Rita Costa não se encontrava naquele dia em Portugal, a professora bibliotecária,  Rosário Cristóvão, teve a honra de ler em palco o seu excelente poema. 

Um especial louvor à Rita, mas também aos restantes premiados.

Mais uma vez, parabéns! E continuação de boa inspiração! Científica e poética.

Esta notícia foi adaptada a partir dos dados facultados pela professora Rosário Cristóvão, a quem se agradece.

Sem comentários:

Enviar um comentário