quarta-feira, 16 de abril de 2014

A ESMTG assina acordo de intercâmbio com o Max-Planck-Gymnasium de Dortmund

No âmbito do intercâmbio de alunos das escolas Manuel Teixeira Gomes e do Max-Planck-Gymnasium, Dortmund, realizou-se, entre 4 e 11 de abril de 2014, a terceira visita de alunos de Alemão aos alunos alemães que estudam Português como língua estrangeira naquela cidade do estado da Renânia do Norte-Vestefália. O intercâmbio contou, mais uma vez, com o apoio do Rotary Clube da Praia da Rocha, a quem se agradece.
Os alunos portugueses ficaram alojados em casa das famílias dos seus parceiros de intercâmbio e, ao longo da semana, realizaram trabalhos em grupo sobre as várias atrações da cidade de Dortmund e trabalhos mais criativos no domínio das artes. Foram também feitas visitas a museus, como o «Bergbaumuseum» (museu sobre exploração de minas), em Bochum, e também à exposição permanente sobre o mundo do trabalho, onde, através de simuladores, os alunos tiveram a possibilidade de vivenciar sensações muito próximas da realidade, inerentes ao desempenho de determinada profissão. Os alunos visitaram também a cidade de Colónia, onde puderam apreciar a sua imponente catedral e subir os 386 degraus até ao topo da torre sul. Ao longo dia dia houve ainda tempo para visitar a ponte Hohenzollern, a parte antiga da cidade e a cidade romana encontrada no subsolo.
O ponto alto da visita foi a assinatura do acordo de intercâmbio entre as duas escolas. Perante professores e alunos, um representante da autarquia e outro do consulado, do coordenador do programa para a imigração, das representantes dos encarregados de educação e de um membro do Rotary Clube de Dortmund, a diretora do Max-Planck-Gymnasium recordou, no seu discurso, os últimos dois anos de intercâmbio e, simultaneamente, realçou a importância deste acordo, não só por ser o primeiro com uma escola portuguesa, como também por representar um passo em frente no aprofundamento das relações entre as duas instituições de ensino. O acordo será também oportunamente assinado pelo diretor do AEMTG aquando da visita dos alunos alemães à nossa escola em maio.
Os alunos apreciaram bastante a visita, destacando, em particular, a maneira simpática e afável com que foram recebidos pelas famílias e parceiros. «Amei a família. Fui muito bem acolhida, estavam sempre a perguntar se tinha tudo o que precisava. Ficavam muito felizes quando tentava falar alemão. Foi mesmo fantástico». Foi igualmente muito apreciado o facto da visita ter coincidido com a última semana de aulas (Chaoswoche ou Mottowoche) dos alunos alemães, que é festejada de uma forma invulgar e muito divertida. «Gostei muito da maneira como os alunos do 12.º ano aproveitam a sua última semana de aulas, têm bastante espírito para festas».

Para ver mais fotografias clique aqui.